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Prego Gourmet agiliza negócio e potencia crescimento com solução integrada da Zone Soft para a área da restauração.

Com mais de 40 utilizadores e 7 lojas distribuídas por 7 grandes centros comerciais da capital, o Prego Gourmet necessitava de integrar e agilizar todos os processos de negócio para uma gestão mais eficaz, melhor suporte à expansão e serviço mais rápido e eficiente ao cliente. Com a solução da Zone Soft, acelerou, centralizou e otimizou as operações e ganhou acesso imediato aos indicadores-chave para a tomada de decisões fundamentadas.

Desafio

O Prego Gourmet é uma reconhecida rede de restauração com fortes ambições de crescimento. Para suportar e escalar o seu negócio, precisava que a tecnologia funcionasse como alavanca em termos de automatização e agilização de processos. E era aqui que residia o problema.

De facto, para gerir as vendas de loja e backoffice, o Prego Gourmet recorria a vários softwares de diferentes fornecedores que, apesar de comunicarem entre si, dificultavam a integração de novas funcionalidades e implicavam trabalho duplicado, manual e sujeito a falhas na partilha de dados, com sérias propensões a erros. Além disso, existiam incoerências de stock resultantes da incorreta inserção de dados no backoffice por falta de restrições na relação produto / unidade / fornecedor, e recorriam a ineficientes folhas Excel para controlo de alguns processos. Debatiam-se também com uma grande dificuldade em limitar escolhas de produtos na frente de loja, mediante certas opções selecionadas. Por outro lado, o sistema de fidelização de clientes era baseado em cartões físicos obsoletos e com claras limitações de potencial, e o processo de exportação de dados para o ERP de contabilidade (Artsoft) era extremamente complexo.

«Em vez de facilitar, a tecnologia existente estava a bloquear e a tornar incomportável a gestão do nosso negócio. Precisávamos de uma reviravolta de 180º, quer no frontoffice quer no backoffice, e de um parceiro que nos entendesse e tornasse a nossa visão uma realidade», começa por explicar Ana Santos, Supervisora de Lojas do Prego Gourmet.

Solução

Através da Levoo, parceira tecnológica da Zone Soft à qual aderiu em 2017 para a gestão de pedidos de refeição, o Prego Gourmet tomou conhecimento das soluções Zone Soft e teve início o processo de mudança.

«Existiram vários fatores que motivaram a escolha da solução integrada de restauração da Zone Soft, mas destaco cinco deles: a possibilidade de termos um único fornecedor para todas as soluções de backoffice, frontoffice e fidelização; conseguirmos funcionar em offline graças à tecnologia de cloud híbrida; conectarmos facilmente o Levoo que já tínhamos instalado; sentirmos desde a primeira abordagem um espírito de parceria para desenvolvimentos adicionais e, por último mas não menos importante, termos acesso a produtos de excelência a um preço muito competitivo», revela Ana Santos, Supervisora de Lojas do Prego Gourmet.

Para garantir um total alinhamento da solução com as necessidades especificas do Prego Gourmet, o projeto começou com um diagnóstico rigoroso à situação atual e um plano detalhado em termos de configuração e adaptação aos processos da empresa, sempre com foco em facilitar as operações, das mais rotineiras às mais complexas.

Foram também criadas as condições ideais para minimizar o impacto e resistência perante uma mudança radical em tão pouco tempo, através de uma fase de formação completa e intensiva durante a implementação, tanto aos responsáveis como aos utilizadores, seguido por um acompanhamento constante para garantir uma rápida adaptação.

A implementação teve a duração de apenas 3 meses, desde a consultoria inicial até à entrada em produção, envolvendo 7 profissionais da Zone Soft e do Parceiro, e 39 colaboradores do Prego Gourmet (4 em backoffice e 35 a operar nas frentes de loja).

No que respeita à customização da solução para ir totalmente ao encontro da realidade do Prego Gourmet, Mário Alves da Zone Soft refere que «O processo de compras no backoffice foi melhorado para controlar e bloquear o lançamento de faturas de acordo com o preço estabelecido com o fornecedor. No sistema de fidelização, fizemos a migração dos dados da plataforma anterior para a nova e adaptámos a metodologia de cartões e saldos. Também criámos e configurámos as fichas técnicas com vista a uma gestão pormenorizada e controlo de stock em tempo real. Finalmente, assegurámos a possibilidade de atribuição de funções específicas, através de um layout personalizado do front-office, as chamadas skins».

Com este projeto, o Prego Gourmet tem hoje uma solução de gestão completamente integrada, que abarca hardware e software, e que permite gerir todos os seus processos quer em frente de loja quer em backoffice de forma simples, rápida e eficaz:

  • Hardware: Pack POS Wintec 600 (POS + Impressora SAM4S Giant 100 + Gaveta Dinheiro);
  • Leitor Biométrico para controlo de ponto;
  • Software Frontoffice: ZS rest Pro Plus com Skin Personalizada para otimização da operação em frontoffice;
  • Software Backoffice: ZS bms com todas as ferramentas de gestão disponíveis numa única plataforma online e App ZS bms mobile que permite a consulta dos principais indicadores das lojas através do telemóvel, tanto android como iOS.

«Estamos muito satisfeitos com a forma como correu a implementação. A Zone Soft sempre primou pela disponibilidade, pela atenção ao pormenor e por procurar a melhor resposta às especificidades do nosso negócio. Trabalhámos numa verdadeira relação de parceria, e graças ao minucioso planeamento e à competência e dedicação da equipa, conseguimos concluir a migração das 7 lojas num único dia, após o fecho. Isto foi algo surpreendente e que valorizámos bastante. Também foi muito importante a passagem de conhecimento, quer ao agente responsável pelo apoio técnico contínuo, quer aos gestores de backoffice e operadores nos pontos de venda para a boa utilização e melhor proveito da solução», salienta Ana Santos, Supervisora de Lojas do Prego Gourmet.

Resultados

Os resultados da implementação da solução da Zone Soft foram rapidamente sentidos e falam por si. «O Prego Gourmet está agora inteiramente preparado para o plano de expansão previsto. Os processos estão automatizados e integrados, o software é muito intuitivo para todos os utilizadores e temos acesso a relatórios personalizados para uso imediato em reuniões e tomadas de decisão. No fundo ganhámos tempo para nos focarmos em iniciativas estratégicas e num serviço de excelência ao cliente e não em tarefas burocráticas, morosas e desgastantes devido aos problemas nos sistemas. Finalmente temos a tecnologia verdadeiramente ao serviço do nosso negócio», salienta Ana Santos, Supervisora de Lojas do Prego Gourmet.

Mas as vantagens não se ficam por aqui:

  • Os processos de comunicação com o ERP estão mais ágeis;
  • Melhor controlo no lançamento das compras e stock;
  • Uniformização numa única solução das vertentes de backoffice e frontoffice;
  • Melhoria na operação de venda com produtos complementares com restrições de opções;
  • Possibilidade de fazer vendas sugestivas/recomendações nas lojas, potenciando o aumento da receita;
  • Maior autonomia na manutenção dos utilizadores e produtos;
  • Programa de fidelização mais prático no registo de novos utilizadores e mais dinâmico com a utilização da app freebee pelos consumidores.

Com a nova solução todos ganham:

  • Os clientes têm um serviço mais rápido, vantajoso e eficiente;
  • Os operadores de loja têm um frontoffice fácil e rápido de utilizar, e com uma navegação intuitiva;
  • Os gestores têm uma visão quase em tempo real do desempenho do negócio a partir de qualquer dispositivo (desktop, tablet ou telemóvel)

No futuro, o Prego Gourmet conta com o apoio da Zone Soft para ir adaptando o software à evolução do mercado e do negócio sempre num processo de melhoria contínua.

Sobre o Prego Gourmet

O Prego Gourmet é uma rede de restauração que tem a ambição de aperfeiçoar um ritual tão português para criar um prego o mais próximo possível da perfeição. Um Prego Gourmet.
Mais informação em http://pregogourmet.com

FAÇA AQUI DOWNLOAD DO CASO DE SUCESSO EM PDF.

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Fale connosco: comercial@zonesoft.org

Setor: Restauração
Cliente: Prego Gourmet
Parceiro: Inforestilo

Problema:

  • Vários softwares e fornecedores para gestão das vendas de loja e backoffice
  • Problemas de stock relacionados com má inserção dos dados no backoffice;
  • Utilização de folhas excel para controlo de alguns processos de loja;
  • Fidelização de clientes baseada em cartões;
  • Dificuldades em limitar escolhas de produtos na frente de loja;
  • Processo complexo na exportação de dados para o ERP de contabilidade.

Solução:

  • Hardware: Pack POS Wintec 600 e Leitor Biométrico para controlo de ponto;
  • Software Frontoffice: ZS rest Pro Plus para otimização da operação em frontoffice;
  • Software Backoffice: ZS bms com ferramentas de gestão disponíveis numa única plataforma online e app ZS bms para consulta dos indicadores das lojas através do telemóvel.

Benefícios:

  • Processos de integração para o ERP mais ágeis;
  • Relatórios personalizados para o negócio;
  • Melhor controlo no lançamento das compras e stock;
  • Uniformização da solução backoffice e frontoffice;
  • Maior rapidez e eficiência na operação de venda com produtos complementares e restrições de opções;
  • Mais independência na manutenção dos utilizadores e produtos;
  • Fidelização mais prática e dinâmica dos clientes e maior satisfação.

Números-Chave:

  • 7 lojas em 7 centros comerciais
  • 39 utilizadores
  • 1 dia para concluir migração dos dados das 7 lojas
  • 3 meses de projeto

 

Clipping:

Grande Consumo, 15-04-2019 

NTech News, 09-04-2019

Falando TI, 10-04-2019

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